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Dispensas e inexigibilidade.

DISPENSA: 044 SEMSAB - EXERCÍCIO: 2025 - FECHADA - PROCESSO ENCERRADO Imprimir
Informações principais
Tipo: MENOR PREÇO
Data do aviso: 27/05/2025
Data da divulgação do extrato: 27/05/2025
Data da ratificação: 27/05/2025
Data da divulgação da ratificação: 27/05/2025
Valor estimado: R$ 5.379,00 (cinco mil, trezentos e setenta e nove)
Informações do objeto
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS MECÂNICOS DESTINADOS A MANUTENÇÃO CORRETIVA, INCLUINDO O FORNECIMENTO DE PEÇAS, DE 1 (UM) VEÍCULO, TIPO VAM, FIAT DUCATO ENGESIGEXE -ANO 2021, PLACA: RGI0B42, PERTENCENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN
Motivo da escolha
Motivo da escolha da origem
A presente justificativa visa embasar a dispensa de licitação, conforme previsto no Art. 75, § 7º da Lei Federal nº 14.133/21, para a contratação do fornecedor: CASA DOS PNEUS E SERVIÇOS LTDA, CNPJ n.º 46.873.587/0001-44, para realização de serviços mecânicos destinados a manutenção corretiva, incluindo o fornecimento de peças, de 1 (um) veículo, tipo VAM, FIAT DUCATO ENGESIGEXE -ANO 2021, Placa: RGI0B42, pertencente a Prefeitura Municipal de Portalegre/RN. A dispensa de licitação em favor de CASA DOS PNEUS E SERVIÇOS LTDA, CNPJ n.º 46.873.587/0001-44, é claramente justificada em razão do interesse público. A pesquisa de preço foi realizada considerando os parâmetros dispostos do Art. 23 da Lei nº 14.133/2021. Conforme centralizado no Documento de Formalização de Demanda: foi identificado defeito no painel elétrico do veículo oficial de marca FIAT, modelo Ducato ENGESIGEXE, ano 2021, pertencente à frota da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN e vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Tal falha tem comprometido o pleno funcionamento do veículo, impossibilitando sua utilização nas atividades administrativas e operacionais da referida pasta. Em razão da avaria, faz-se necessária, com urgência, a aquisição do equipamento adequado para substituição do painel elétrico danificado, bem como a contratação de serviços técnicos especializados para a instalação do novo componente e a verificação completa do sistema elétrico do veículo, com o objetivo de identificar a origem do problema e evitar futuros danos semelhantes. O veículo em questão é de extrema importância para a logística e operacionalização das ações da Secretaria de Educação, sendo utilizado rotineiramente para o transporte de alunos, deslocamento de equipes técnicas e pedagógicas, além do suporte a atividades escolares e demais ações estratégicas da rede municipal de ensino. A indisponibilidade do veículo compromete diretamente a eficiência na prestação dos serviços públicos educacionais, afetando a mobilidade e o atendimento das demandas da população. Por esse motivo, a realização imediata dos serviços mencionados se mostra imprescindível, a fim de garantir a continuidade das atividades institucionais e assegurar a adequada conservação do patrimônio público. Dessa forma, a contratação ora justificada atende ao interesse público e visa preservar a regularidade dos serviços oferecidos à comunidade, em conformidade com os princípios da eficiência, economicidade e continuidade da Administração Pública Portanto, foi consultado, por intermédio de endereço eletrônico, a empresa supracitada, que apresentou Proposta de Preço abaixo do valor pesquisado e praticado no mercado, o que configurou além do encaixe no embasamento legal, a vantagem prática para administração pública, haja visto que o valor é aceitável e mais barato e de que o fornecedor consta no rol das empresas cadastradas no município, tem experiência e presta esse tipo de serviço, atestado por meios legais, seja de organizações de direito público e privado na região. Sendo assim, justificada a razão da escolha do executante, bem como o valor dos materiais adquiridos, atendido encontram-se os requisitos previstos na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.
Justificativa do preço
O valor global ofertado pela empresa mediante o objeto pretendido foi de R$ 4.800 (quatro mil e oitocentos reais), em favor da empresa CASA DOS PNEUS E SERVIÇOS LTDA, CNPJ n.º 46.873.587/0001-44, onde, comparadamente a pesquisa de preço realizada que atestou o valor de menor preço, demonstra-se que a contratação está dentro do valor de mercado, tendo em vista que o valor da pesquisa de preço ficou em R$ 5.379,00 (cinco mil, trezentos e setenta e nove reais).
Fundamentação legal
Na ocorrência de licitações impossíveis e/ou inviáveis, a lei previu exceções à regra, as Dispensas de Licitações e a Inexigibilidade de Licitação. Trata-se deste processo administrativo realizado sob a obediência ao estabelecido no Art. 75, § 7º da Lei Federal nº 14.133/21, onde se verifica ocasião em que é cabível a dispensa de licitação: “§ 7º Não se aplica o disposto no § 1º deste artigo às contratações de até R$ 8.000,00 (oito mil reais) de serviços de manutenção de veículos automotores de propriedade do órgão ou entidade contratante, incluído o fornecimento de peças;” ATUALIZAÇÃO DOS VALORES ESTABELECIDOS NA LEI 14.133/2021, DE 01 DE ABRIL DE 2021: Art. 75, § 7º: R$ 10.036,10 (dez mil trinta e seis reais e dez centavos) DECRETO Nº 12.343, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2024
Forma de publicação
Publicação Tipo Descrição
27/05/2025 DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO - SITE OFICIAL
27/05/2025 PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA PNCP
Responsáveis
Responsabilidade Agente
Pregoeiro/Presidente da Comissão EUFRASIO DANTAS ROCHA JUNIOR
Responsável pela Informação TEMISTOCLES MAIA DE LUCENA
Responsável pelo Parecer Técnico Jurídico FRANCISCO ERINARDO HOLANDA COSTA
Responsável pela Ratificação TEMISTOCLES MAIA DE LUCENA
Órgãos
Código Orgão Ordenador Tipo
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO GERENCIADOR
Participantes
Participante CPF/CNPJ Resultado Valor
CASA DOS PNEUS E SERVIÇOS LTDA 46.873.587/0001-44 VENCEDOR 4.800,00
Andamento
Arquivos disponíveis
Descrição Extensão Tamanho Arquivos
TERMO DE REFERENCIA PDF 427KB
TERMO AUTORIZATIVO PDF 1MB

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